sábado, 31 de agosto de 2019

Bairro José Gonçalves

José Gonçalves foi um mercador de escravos...
...que acabou se apropriando de uma encosta de praia anterior à praia de Tucuns. Pra quem vem de Cabo Frio e passa pela entrada da praia de Caravelas, avistará a principal entrada para o bairro de José Gonçalves, que hoje conta com uma Escola municipal que abriga uma cheche e educação infantil até o Ensino fundamental I que abrange da primeira à quinta série, tem um campo de futebol e uma trilha para o morro das Emerências. Isso tudo iniciou-se com o desembarque de povos africanos trazidos para serem escravizados no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, o mercador português José Gonçalves viveu desse comércio criminoso e mesmo ainda depois da abolição da escravatura continuou traficando escravos. Famílias que se instalaram no bairro preferiam que se mudasse o nome do bairro praiano, outras, porém, defendem a permanência do nome para que nunca mais seja esquecida a origem dos habitantes mais antigos, depois claro, dos indígenas que habitavam esse belo trecho da Mata Atlântica. Dona "..............." é uma das fundadoras do bairro juntamente com seus seis irmãos, filhos dos primeiros habitantes da região e que batalharam muito para que chegasse água, luz e calçamento para aquele povoado. Um pequeno lago, no caminho da praia ganhou o seu nome para homenageá-la.
José Gonçalves era rude e até perverso, mas acabou fazendo parte da formação desse bairro buziano, ainda bem, que pessoas com boa índole é muita garra conseguem transformar a vida para melhor!



Fontes: este texto ainda será completado, bem como os devidos nomes das fontes que forneceram as informações. A guia do circuito histórico de Búzios, Jhonny - surfista e ativista da ONG que defende o bairro e a Apa Pau-brasil, e textos da revista de literatura de Cabo Frio sobre José Gonçalves.
Se você conhecer mais detalhes e quiser colaborar, por favor, escreva nos comentários.